A situação das cadeias brasileiras é precária. Não é prendendo um ser humano como bicho enjaulado que vai melhorar o mundo, ou deixá-lo mais seguro. Prisões sujas, com várias necessidades e muito lotadas, situação ordinária de vida. Ninguém quer viver assim. Sem trabalho, sem ar puro, sem uma boa comida, mas com direito a "visitas encomendadas", drogas e celular. Os presos não precisam de mordomia, mas um lugar onde eles possam se sentir como gente e não como bichos, cada vez mais revoltados e fazendo crimes por trás das grades.
Eles deviam trabalhar, fazer as suas próprias refeições, fazer serviços que ajudam a sociedade e não ficar lá na prisão de pernas pro ar e planejando uma fuga o dia inteiro. Fugas que muitas vezes recebem uma ajudinha extra de policiais, guardas etc. As cadeias estão cada vez mais lotadas, tem cada vez mais bandido assassino e estrupador e a cada dia uma nova "fuga", não há mais espaço para bandidos nas prisões. E o governo em vez de investir na educação, só constrói mais e mais presídios, afinal é muito mais fácil. Criam-se bandidos na escola onde a educação é de péssima qualidade e depois constrói presídios. Prisioneiros desde cedo.
A solução para isso seria pena de morte no Brasil, seria essencial. Matou, morreu. E o restante bota TRABALHAR. Não estou sendo muito radical. Ou isso ou investir mais em educação, se é que ainda dá tempo.
Tweet
Nenhum comentário:
Postar um comentário